segunda-feira, 30 de março de 2009

O conhecimento

Rating:★★★★★
Category:Other

Na minha aventura pela docência acadêmica tenho me deparado com textos muito interessantes.De uma forma ou de outra, assuntos que eu acreditava superados no meu aprendizado retornam por meio novos cursos a serem lecionados, ou mesmo na bibliografia apresentada pelos alunos.
Apresento, então, um trecho que baseia minha idéia de aprendizagem:


"Uma criança chora de dor quando toca um forno quente. Um pouco de atenção e um remédio para aliviar resolvem a questão em breve, exceto por uma pequena bolha. Se naquela noite os pais ao retornarem para casa perguntarem, como de costume, “Olá, o que você aprendeu hoje?”, a resposta espontânea será “Nada”. Mas nunca de novo esta criança irá encostar no forno, a não ser com muito cuidado, mesmo que ele esteja frio."
(T. Levitt)


In: NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company: how Japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press, 1995.

2 comentários:

  1. Nicolas prendeu o dedo na porta da dispensa outro dia. Chorou de perder o folego, tadinho. Hoje, quando abro a porta da dispensa e ele esta por perto, aperta o dedinho com a outra mão e nem chega perto.

    ResponderExcluir
  2. Eita, judiaçao...
    Mas também há aquelas coisas que aprendemos (por um jeito não-dolorido, rss) e nem percebemos também. A grande questão, é que realmente não percebemos o quanto aprendemos, e o quanto mudamos dia após dia.
    ;-)

    ResponderExcluir