terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Zahir

Rating:★★★★
Category:Books
Genre: Romance
Author:Paulo Coelho
Muito bom, mas não é o melhor dele. (O melhor é O Alquimista)

“- Marie, suponhamos que dois bombeiros entrem emu ma floresta para apagar um pequeno incêndio. No final, quando saem e vão para a beira de um riacho, um deles tem o rosto todo coberto de cinzas, e o outro está imaculadamente limpo. Pergunto: qual dos dois irá lavar o rosto?
- É uma pergunta tola: evidente que será o que está coberto de cinzas.
- Errado: o que tem o rosto sujo irá olhar o outro, pensar que está igual a ele. E vice-versa: o que tem o rosto limpo verá que seu companheiro está com fuligem por toda a parte, e dirá para si mesmo: devo também estar sujo, preciso lavar-me.
- O que você quer dizer?
- Quero dizer que, durante o tempo que passei no hospital, entendi que sempre procurava a mim mesmo nas mulheres que amei. Eu olhava seus rostos limpos, lindos, e me via refletido nelas. Por outro lado, elas me olhavam, viam as cinzas que cobriam a minha face, e por mais inteligentes e mais seguras que fossem, terminavam também se vendo refletidas em mim, e se achando piores do que eram.”

(Coelho, Paulo, O Zahir. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. p.170-171)

Um comentário:

  1. Ao ler seu comentário, fui pegar meu exemplar e não é que essa mesma parte estava grifada. Já me senti assim também. Esse livro sempre esteve presente em momentos importantes da minha vida. Separei mais um trecho e vou colocar no meu multiply.

    ResponderExcluir