quarta-feira, 22 de agosto de 2007

[Não] Pertencer

Circulo. Vou a vários lugares. Os locais onde trabalho, restaurantes, casas de amigos e parentes, minha própria casa. Mas, de alguma forma, a sensação é a de não pertencer.

Talvez pela diferença entre cada um dos ambientes – física e espiritual. Talvez por não saber o que realmente poderia me prender a eles.

Sempre foi assim: morei em tantas casas, estudei em muitas escolas, trabalhei e trabalho em vários lugares. Houve um ou dois anos mais fixos, mas o que representam diante de décadas itinerantes? Não tenho raízes espaciais...

No entanto, ao contrário do que se possa imaginar, isso não me entristece ou angustia – apenas me envolver em perguntas sobre qual é meu verdadeiro lugar. E como vento, continuo por ai.

Enquanto divago, no ônibus, percebo o dia escurecer ao som de Portishead – give me a reason... ­– e lembro de um conto de Guimarães Rosa: Meu tio, o Iauaretê. Iauaretê significa jaguatirica num idioma indígena. É a história de um homem que vive no limite entre ser humano e ser onça. E questiona-se e desculpa-se por ser ambos e nenhum.

Volto a mim – ainda estou no ônibus. Agora, vejo-me ao computador. No escuro, somente a luz do monitor a iluminar o ambiente, o Word aberto. Quantas horas eu já passei na frente do computador? Mas com certeza não é a ele que pertenço, ou me prendo.

Vou atrás de alguns versos do Drummond... ou seria do Mário de Andrade. Bem, nunca fui boa com nomes – apenas com conceitos, afinal é isso que faço.

O Portishead acabou. Morphine entre – you’re the night, layla... Agora já está escuro mesmo. O ônibus faz o ultimo retorno antes do ponto onde vou descer. Entro no carro, on the road again. Vou atrás de algum conforto.

Ah, o meu lugar?

Aqui ;-)

13 comentários:

  1. Legal, legal, legal!

    Eu sempre fui um não-pertencente!
    Circulo entre beberrões, futebolistas, gente da ZL, ambientes sofisticados, esportistas radicais, intelectuais, místicos...

    Sempre fui um cara que interage com todos (e sempre tem algo a falar!) e pirei qd encontrei uma pessoa tão multfacetada e não-pertencente qto eu, a Má.

    Hj te reconheço como uma amiga com as mesmas características! Particularmente adoro não fazer parte de um único grupo!

    SPOILER: na 3a. temporada de LOST, em um episódio Dr. Jack descobre o significado de sua tatoo: "

    ResponderExcluir
  2. ..."Ando entre eles, não sou um deles".

    Na hora isso foi pintado de uma forma ruim, mas achei o máximo!
    Aliás, tudo a ver com a minha famigerada tatoo do "diferente".

    É isso aí, Mi!
    Não pertencer não significa não se importar. Sim, viver muitas vidas em uma só!

    Namastê and... good luck! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Eu não me refiro a grupos, mas vá la. Não penso que seja uma questão de rótulos. Me refiro a algo que é mais pessoal, eu em relação ao mundo e não o mundo em relação a mim...
    E ai, continua a questão pois, vc fala de Lost - que é algo que está muito distante de mim no momento. Nem lembro que havia alguma tatuagem. Não me prendo a séries também, rsss.
    Interação com pessoas e grupos diferentes faz até parte do meu trabalho. Mas, interagir não é ser. Acho que o problema é que muitas pessoas te confundem com o que você faz, ou com o lugar onde você está. E não param para perceber realmente quem é você, e saem por ai com definições que não se aplicam, pois quando você sai do tal lugar ou passa a fazer outras atividades, elas já não cabem.
    Enfim, apenas algumas reflexões.

    ResponderExcluir
  4. Discordo... Acho que viver uma vida apenas já dá trabalho demais.
    Eu sempre me pergunto se eu vivo a minha vida totalmente.... Se o meu eu é totalmente no momento... E por isso o final do texto: "Aqui" pois somente aqui dá para ser 100%. Afinal, tempo é ilusão ;-)

    ResponderExcluir
  5. Sim...
    Particularmente, sou uma pessoa muito fechada no meu "mundinho". Atividades e circunstancias fazem com que outras pessoas tenham uma idéia a meu respeito muito diferente daquilo do que realmente sou.
    O problema é que algumas vezes isso me incomoda. Preocupo-me muito com aquilo que os outros pensam a meu respeito... paranóia sem valor ou utilidade, sei bem disso.
    Melhorei muito depois de vir morar no exterior, sair do meu "útero" familiar, minha casa.
    Exemplo: quando, por motivos profissionais ou pessoais frequento um determinado lugar ou determinadas pessoas que, em teoria "não têm nada a ver comigo", procuro me divertir ao máximo. E quando alguém comenta "Como assim, vc por aqui?" respondo "Se eu tivesse que pagar, não viria. Como estou ganhando, venho, vejo, e me divirto!". Há alguns anos atrás, não faria isso...
    Mas, definitivamente, sinto-me um estrangeiro em qualquer lugar que não seja o banheiro da minha casa. Seja aqui, seja quando vou ao Brasil... Mas isso já não me incomoda muito como antes.

    ResponderExcluir
  6. Exato - um estrangeiro. Acho que sou uma eterna turista na minha própria vida. Mas o importante, acho, é aprender e divertir-me, ao máximo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Pois é, um estrangeiro, como Dr Jack Sheppard, de Lost! ;-)

    ResponderExcluir
  8. Não, interagir não é ser mesmo. Mas vc diz q não pertence a o quê? Ao mundo? A vc mesma??

    Noto que bastante meditação está fazendo de vc alguém mais reflexiva! Ao menos, socialmente, via blog. hehe!

    Beijão!


    ResponderExcluir
  9. Hu-hum...
    O Jack de Lost.... ok - quem sabe se eu assistir eu possa concordar....
    hahahaah

    ResponderExcluir
  10. Putz! É ruim, hein?
    Vc e o Jack tem kilometros e kilometros de distância, hehe!

    ResponderExcluir
  11. Acho que ao mundo.... Mas ai vem outra de minhas reflexoes: tenho acreditado que tudo é fruto da minha imaginaçao. Entao o mundo é meu e não eu do mundo... Sabe, algo como aquele som do Nine Inch Nails - Right where it belongs

    See the animal in his cage that you built,
    Are you sure what side you're on?
    Better not look him too closely in the eye,
    Are you sure what side of the glass you are on?
    See the safety of the life you have built,
    Everything where it belongs
    Feel the hollowness inside of your heart,
    And it's all... right where it belongs

    What if everything around you,
    Isn't quite as it seems?
    What if all the world you think you know,
    Is an elaborate dream?
    And if you look at your reflection,
    Is it all you want it to be?
    What if you could look right through the cracks,
    Would you find yourself... find yourself afraid to see?

    What if all the world's inside of your head?
    Just creations of your own
    Your devils and your gods all the living and the dead
    And you're really all alone
    You can live in this illusion,
    You can choose to believe.
    You keep looking but you can't find the woods,
    While you're hiding in the trees

    What if everything around you,
    Isn't quite as it seems?
    What if all the world you used to know,
    Is an elaborate dream?
    And if you look at your reflection,
    Is that all you want to be?
    What if you could look right through the cracks,
    Would you find yourself... find yourself afraid to see?

    ResponderExcluir
  12. Isso tudo me lembra uma musiquinha....

    (And the road becomes my bride)

    And the road becomes my bride
    I have stripped of all but pride
    So in her I do confide
    And she keeps me satisfied
    Gives me all I need

    And with dust in throat I crave
    Only knowledge will I save
    To the game you stay a slave

    Roamer, wanderer
    Nomad, vagabond
    Call me what you will

    But I'll take my time anywhere
    Free to speak my mind anywhere
    And I'll redefine anywhere

    Anywhere I may roam
    Where I lay my head is home

    (And the earth becomes my throne)

    And the earth becomes my throne
    I adapt to the unknown
    Under wandering stars I've grown
    By myself but not alone
    I ask no one

    And my ties are severed clean
    Less I have the more I gain
    Off the beaten path I reign

    Roamer, wanderer
    Nomad, vagabond
    Call me what you will

    But I'll take my time anywhere
    I'm free to speak my mind anywhere
    and I'll never mind anywhere

    Anywhere may I roam
    Where I lay my head is home

    But I'll take my time anywhere
    I'm free to speak my mind
    And I'll take my find anywhere

    Anywhere I may roam
    Where I lay my head is home
    I say!

    But I'll take my time anywhere
    I'm free to speak my mind anywhere
    And I'll redefine anywhere

    Anywhere I may roam
    Where I lay my head is home

    Carved upon my stone
    My body lies, but still I roam,
    Yeah yeah!

    Wherever I may roam



    "Wherever I May Roam"
    Metallica


    ;D

    ResponderExcluir